23 março, 2007

A Teoria das Cores - será que vemos igual?

Há algum tempo, eu diria mais ou menos uns 10 ou 12 anos, que eu discuto com amigos meus uma teoria sobre as cores, acho que isso tem até a ver com semiótica, não sei.
 
Bom, como somos muito criativos, essa teoria ficou conhecida como "Teoria das cores".
 
Mas no que consiste isso? Vou explicar:
 
A Teoria das Cores fala sobre a percepção do ser humano sobre o mundo, e acho que podemos até tirar alguma lição sobre a importância que tem, na sociedade moderna, a padronização de nomes.
 
Começa tudo com o nascimento do indivíduo. Depois de conhecer o mundo com seus olhos, conforme vai absorvendo conhecimento, ele vai aprendendo com seus pais a andar, a comer sozinho e a falar, associando nomes a objetos e pessoas, além de atribuir qualidades às pessoas e coisas.
 
E são nestas qualidades que residem as cores, atributos estes tão importantes no desenvolvimento de uma criança, já que é fator de distinção entre objetos, pessoas, comidas, tudo.
 
Imagine só que você está nessa fase de desenvolvimento, aprendendo nomes e tudo mais, mas com uma capacidade de discernimento bem maior que a de uma criança.
 
Seus pais, na melhor das intenções, começam a te ensinar os nomes das cores, entre elas, te apontam uma bola e dizem que ela é vermelha.
 
Por circunstâncias da vida, foi assim que eles aprenderam que o nome da cor deste brinquedo era vermelho. Mas e se por algum motivo, você está vendo este objeto de outra cor?
 
Digamos que, por algum motivo ignorado, você vê a bola apontada pelos seus pais na cor amarela, mas como não conhece cores, aceita o nome "vermelho" para a cor que vê.
 
Assim, de acordo com essa teoria, as pessoas enxergam o mundo cada uma de seu jeito, com suas próprias cores. Porém, por uma convenção estabelecida há muito tempo, o nome destas cores ficou registrado na memória das pessoas e foi passado adiante, até que chegássemos ao que temos hoje.
 
Assim, de certa forma, poderíamos explicar o motivo pelo qual algumas pessoas acham que o vermelho e verde combinam e outras não: elas não estão vendo as mesmas cores, mas sim, cores com mesmos nomes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Kara, essa teoria é d+... Eu concordo com isso, com tudo que vc disse.

PARABÉNS!!!