07 março, 2007

Polêmica nos EUA: Placas especiais para criminosos sexuais. Funciona?

Acabo de ler uma matéria sobre um projeto de lei estadunidense que tem por intuito obrigar condenados por crimes sexuais, que já tenham cumprido sua pena, claro, a usar placas diferenciadas em seus automóveis, como forma de alertar a comunidade sobre o mesmo.
 
A matéria cita o principal problema: identificar um criminoso sexual desta maneira pode fazer com que grupos o ataquem com o intuito de fazer justiça com as próprias mãos, e ainda, estes ataques podem atingir partes inocentes da família destas pessoas.
 
Vejo assim: num mundo cheio de preconceito, o ser humano pensa em apontar culpados e os expor a mais violência, ao invés de ajudar estas pessoas a se curarem do distúrbio que as levou a estes crimes.
 
Concordo com a necessidade de proteção das crianças e outras possíveis vítimas de um ataque destes, mas que seja de uma forma que não gere mais ódio.
 
A mesma matéria cita um senador que propôs uma lei para que esses criminosos não possam viver a menos de 300 metros de escolas. Acho que é mais por este caminho, uma prevenção. Faltou um acompanhamento com essas pessoas, que não sei se existe.
 
Eu queria ver isso aqui no Brasil. Imaginem quantos corpos não seriam encontrados por dia de ex-condenados por estupros, jogados nos matagais da vida? Ou quantos carros com estas placas não acabariam destruídos, causando danos a pessoas que nada tem a ver com o peixe?
 
Torçam pra que isso não dê certo lá, senão algum idiota acaba querendo importar a idéia.

Nenhum comentário: