17 maio, 2007

Cegos, sujos mas ainda vivos

Na noite de ontem, terminei, depois de uns belos 2 meses, de ler "O Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago . Difícil é comentar a porrada.
 
Um livro de linguagem simples, estilo peculiar e nenhuma papa na língua pra descrever as coisas mais escabrosas que podem se suceder a uma população de cegos imersos numa "treva banca", surgida do nada e, aparentemente, contagiosa.
 
A cada capítulo, quando se pensa que a situação já estava no fundo do poço, o autor consegue descer mais um pouco na escala do drama vivido pelos personagens que se mantém sem nome por toda a trama.
 
Patentes, luxos, comodidades, de tudo são despidas as pessoas, nudez de onde surgem as verdadeiras personalidades e comportamentos.
 
Um livro com riqueza de detalhes, uma beleza absurda e profundos golpes contra a pequenez do ser humano e suas limitações, se faz de leitura obrigatória a quem gosta de um bom livro e tem um estômago tão forte quanto a imaginação.
 
Link pro Submarino? É eu devia ter mandado pro Buscapé. Mas bom, fiquei com preguiça. Peguem no site do Submarino o ISBN e vão ao Buscapé, melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

bem bom esse seu blog.