05 abril, 2007

O "hype" no futebol

Nos últimos anos, eu chutaria uns 10 ou 12, o esporte brasileiro passou por vários "hypes", aqueles fenômenos de aceitação que a mídia acabou induzindo e incentivando.

Lembro da época em que as seleções de vôlei começaram a ganhar de tudo, aí o povão foi atrás do vôlei. Tinha até gente que dizia que ia substituir o futebol na preferência nacional.

Depois, foi a vez do Guga, e a proliferação em massa das escolinhas de tênis pelo Brasil. Teve um menorzinho, com o Gustavo Borges e a natação.

Mas os mais "curiosos" foram os do futebol: numa era em que o esporte bretão no Brasil mostrou mais ainda os sujos bastidores financeiros, o mercenarismo tomou conta dos jogadores e as torcidas tiveram sua violência e intolerância destacadas, alguns times acabaram por conquistar fãs muito longe de suas origens e entre outros clubes.

É o caso de um "hype" famoso em SP: o São Caetano, time que há alguns anos era inexpressivo, hoje figura entre os 6 mais do campeonato paulista, tido como um dos mais fortes do país. No ABC, região de origem do time, muitos corinthianos, palmeirenses, santistas e torcedores dos mais diferentes times passaram a andar por aí com a camisa do "Azulão", como o time é conhecido. Bonita camisa, por sinal.

É como se fosse um segundo time de todas as torcidas: aquela coisa de se torcer pra um time pensando que ele não tem força pra chegar lá, como se torce para um time da segunda divisão ou o time do bairro, se tornou comum entre muitas pessoas.

Hoje, o São Caetano é exemplo de vitória e perseverança, tendo chances reais de conquistar o campeonato paulista.

Outro "hype" famoso, mas menos duradouro que o do São Caetano é o do Paysandu: há alguns anos, o "Papão da Curuzu" (eu posso com um apelido desses?) estava bem no campeonato brasileiro, levando muita gente a assistir seus jogos e comprar as camisas aqui no sudeste.

Mas as vitórias do time celeste nordestino acabaram por não ser tão constantes, e a equipe perdeu um pouco de seu charme e o tal "hype" morreu.

Estamos no final dos campeonatos estaduais de todo o Brasil, logo teremos o campeonato brasileiro, cheio de surpresas e a possibilidade de novos "hypes". Alguém arrisca dizer qual será o time da vez?

Nenhum comentário: