29 julho, 2011

Reflexão Rápida: engodos midiáticos x justiça real

@aiturrusgarai Teve o psicopata que fez strike em ciclistas em Porto Alegre, depois o cara do Porsche e agora o Land Rover. Estão presos???

Vamos refletir sobre o tweet acima, do cartunista Adão Iturrusgarai. O grande barulho dos últimos dias era o caso do Porsche que atropelou a Tucson na Zona Sul de SP a 150km/h numa zona de 60km/h, de acordo com os jornais. E todo mundo estava indignado, porque o cara tinha um carrão e estava embriagado e era um irresponsável e tudo mais... ERA o barulho, porque agora tem tanto o caso do atirador norueguês quanto o atropelamento do rapaz pela Land Rover, na zona Oeste de São Paulo e era, mais uma vez, caso de carrão e motorista embriagado.

Agora me responde: alguém lembra do golf preto que atropelou o pessoal da Massa Crítica, lá no RS, meses atrás? Alguém continua acompanhando o caso, ou lembra que ele existiu? Não, né?

Mas de fazer piadinha com o Elano perdendo pênalti na Copa América, isso todo mundo lembra.

Talvez este texto do Jorge Portugal, no Terra, te faça pensar um pouco mais.

Outra perguntinha pra refletir: por que todos foram na onda dos grandes jornais de falar do motorista do Porsche e nenhum destes portais falou que a motorista da Tucson passou no farol vermelho? Seria isso algum tipo de notícia tendenciosa, pra manter a massa ocupada com o escárnio do motorista?
Não é justificando a imprudência dele, mas é demonstrando que grandes portais escolhem um lado da notícia ao invés de simplesmente contar os fatos.


Nenhum comentário: