28 dezembro, 2007

Festas de Fim de Ano

Deixa eu escrever um pouco sobre Natal e Reveillon, as tão esperadas festas do fim de todos os anos, que tanto rendem ao comércio e ao turismo mundial: odeio.

Sim, acho chato e explico: hipocrisia exacerbada, aquela mala que mal te deu bom dia no escritório o ano todo vem cheia de nove horas dizendo que te adora, que te deseja "tudo de bom", prosperidade e que o papai noel seja bem gordo...

PÁRA! PÁRA TUDO!

Primeiro: Papai noel é LENDA. LEN-DA! Coisa que inventaram pra ganhar dinheiro em cima de vocês, se não perceberam. E por que diabos o coitado tem que ser gordinho? Olha a analogia preconceituosa! (Sem contar o papo da rena do nariz vermelho...)
Fora o papo da neve nos trópicos... Ahn, não força a amizade!

Segundo: Ser bonzinho 1 dia no ano, depois de causar o ano todo, ignorar as injustiças sociais, desrespeitar todo mundo e ser um porco inveterado não vai te levar pro céu. Nem limpar a sua barra com o tal JC, se é isso que você espera.

Terceiro: E a parcela da população que não é cristã? Os budistas? Os hare krishnas? Judeus? A tevê e a mídia em geral bombardeia massivamente todo mundo com propaganda voltada pra uma maioria, sem respeito algum ao restante da população que, como todos, tem direito de ter uma crença religiosa e a manifestar. Mas imagina a tv passando algo como "Feliz Channukah" (é assim que escreve?) na época do feriado judeu? Ou alguma alusão às comemorações budistas? (conheço NADA. Cadê a Soninha?)

Pois é. Eu já não tenho esperança que mude... Deveria?

Nenhum comentário: