31 maio, 2012

Composição

É gostoso se sentir num caminho certo, ou ao menos, ouvir ecos a idéias que você julga certas.
Assistindo Zoombido, programa com Paulinho Moska, entrevistando Xangai. Compositor brasileiro, baiano, de quem eu nunca tinha ouvido falar.
Xangai canta muito do sertão, de voz grave e marcante, temática simples e de coloridos mil através de penas, sons e memórias do campo.
Quando perguntado "o que é compor", o início de sua resposta é simples: "compor é espiritual, é pra quem merece, só aparece quando se merece".

Eu, ignorantemente, larguei de ouvir o resto da resposta pra escrever isso. Quando resolvi voltar pra ouvir o restante, peguei a ultima frase, que calou Paulinho Moska, por instantes:

"A única coisa que se compara, em beleza, à música, é o amor"
Xangai

Há algum tempo publiquei aqui falando sobre a arte, sobre fotografar e compor, quando um senhorzinho super simples me disse que somos antenas a captar a inspiração do mundo. A arte não é nossa, e não só nossa. A arte que produzimos é captada das energias do mundo, do sopro de espíritos doces e, hora amargos, filtrados por nossas almas e traduzido por nossos instrumentos. Sejam musicais, visuais, captadores ou produtores de arte.

Somos antenas captadoras de sentimento, cabe a nós cultivar o amor dentro de nossos corações a fim de mantermos nossos instrumentos afinados, ajustados e lubrificados.

Nenhum comentário: