26 maio, 2009

Remorso secular?

Missionários traduzem Bíblia para língua indígena em MS

Eu sinceramente não consigo enxergar essa bondade enorme que as pessoas veem em obras sociais que visam evangelizar índios e os alfabetizar. Nós sabemos bem que a destruição do modo de vida dos verdadeiros moradores deste continente foi destruído pela ganância dos que chegaram aqui no Brasil há mais de 500 anos.
Me parece algum tipo de culpa reprimida... Mas vejo sim o valor da compaixão por alguém que já não pode mais viver da caça e da pesca, como seus ancestrais.

Outra coisa absurda é a tal catequização. O que há de errado com a religião nativa? O que há de mal em ter as próprias lendas, cultura e idioma? É a mesma situação de sempre: "o meu deus é melhor que o seu. Se você não acredita, vou te bater até que você se converta." E a desculpa para a conversão é que "deus não quer que os pequeninos se percam". Mas espera: e Alá? E Buda? E a Iara? Esses não são deuses dignos? Os índios e outros povos tidos como primitivos só irão se salvar se forem convertidos?

Falta respeito, seja neste nível, seja em qualquer outro nível. É um dos motivos pelo qual a humanidade está no buraco em que está.

2 comentários:

Kizoza disse...

Eee, meu caro Pandorf... chegamos num ponto onde indiscutivelmente temos o mesmo raciocínio.

Eu acredito que as muitas religiões, fés ou qlqr coisa estão aí pra que cada um se identifique.

Mas muitas das burradas de religiões tbm foram feitas na ignorância. As pessoas realmente acreditavam, por exemplo, que deveriam queimar mulheres com pensamento diferente dos deles. Que isso faria bem. Pra eles estavam fazendo o certo, pra gente é falta de conhecimento e bom senso.

Pandorf disse...

Pois é... o problema é que depois de muitos séculos, ainda mantemos essa política de aniquilar o que nos é contrário.