09 outubro, 2007

TV Digital no Brasil: preços, privacidade e o poder na mão de poucos

Acabo de ler na Folha Online a matéria " TV digital mudará maneira de medir ibope; telejornais podem perder pontos", de Diógenes Muniz, falando sobre a tão anunciada data de 8 de dezembro, dia da estréia da TV digital no Brasil.

            A matéria fala que, entre outras mudanças como qualidade de som e imagem, o formato de se medir a audiência muda, já que com o aparelho DIB6, desenvolvido pelo próprio IBOPE, se pode contabilizar exatamente o que as pessoas estão assistindo naquele exato momento, mesmo que seja uma parte da programação gravada em seu aparelho.

            Fica a pergunta: sendo assim, teremos um aparelho transmitindo para fora de nossos lares informações sobre nossa atividade diante da telinha? Com que tipo de identificação do dono desse televisor estas informações serão enviadas?

            E se eu simplesmente não quiser que alguém saiba o que eu estou assistindo? E se essa informação sair da minha casa com o número de série do meu aparelho de TV, vinculado ao meu nome no momento da compra?

            Além disso, tem o preço do tal "Set Top Box", um sintonizador e conversor para a TV digital: entre 200 e 800 reais. Não basta a TV capaz de exibir a programação digital em toda sua qualidade sair com um preço mínimo de 3000 reais, ainda seremos obrigados a adquirir um aparelho extra, que o governo disse inicialmente que custaria no máximo 100 reais, por este preço violento?

            Além disso, note na matéria a reclamação dos que hoje controlam esse merchandising abusivo que toma conta da televisão e a torna esse grande shopping: dizem que querem acabar com seu negócio.

            No fim das contas, teremos de desembolsar uma boa grana pra poder ver TV com qualidade nos próximos meses...

2 comentários:

Unknown disse...

Nos informemos melhor antes de criticar.

A instalação desse aparelho do IBOPE nos lares nunca foi e não será OBRIGATÓRIA. O IBOPE é uma empresa de pesquisa e esses aparelhos são instalados nos lares de pessoas que aceitam colaboram com a empresa, concordam com o envio de dados e fazem parte de uma amostra de lares, muitas vezes recebendo pequenos incentivos para isto.

Só para esclarecer e evitar preocupações desnecessárias.

Pandorf disse...

Legal, pelo menos a parte de privacidade parece estar garantida, de acordo com o comentário do Paulo.

E a parte da grana, o altíssimo valor do Set Top Box?

Quanto tempo isso vai demorar a cair?