26 maio, 2009

Remorso secular?

Missionários traduzem Bíblia para língua indígena em MS

Eu sinceramente não consigo enxergar essa bondade enorme que as pessoas veem em obras sociais que visam evangelizar índios e os alfabetizar. Nós sabemos bem que a destruição do modo de vida dos verdadeiros moradores deste continente foi destruído pela ganância dos que chegaram aqui no Brasil há mais de 500 anos.
Me parece algum tipo de culpa reprimida... Mas vejo sim o valor da compaixão por alguém que já não pode mais viver da caça e da pesca, como seus ancestrais.

Outra coisa absurda é a tal catequização. O que há de errado com a religião nativa? O que há de mal em ter as próprias lendas, cultura e idioma? É a mesma situação de sempre: "o meu deus é melhor que o seu. Se você não acredita, vou te bater até que você se converta." E a desculpa para a conversão é que "deus não quer que os pequeninos se percam". Mas espera: e Alá? E Buda? E a Iara? Esses não são deuses dignos? Os índios e outros povos tidos como primitivos só irão se salvar se forem convertidos?

Falta respeito, seja neste nível, seja em qualquer outro nível. É um dos motivos pelo qual a humanidade está no buraco em que está.

25 maio, 2009

20 maio, 2009

O caso Maísa: o foco está no ponto errado!

Abri meu Twitter hoje, fui lá ver o que o Tas andava dizendo. Faz bem dar uma sapeada no que o cara fala.
Encontrei este link para uma matéria do jornal O Dia, que aponta que o Ministério Público está investigando a pequena Maísa.
Caaaalma! A pequenina não está sendo acusada de sonegação de impostos ou mesmo de alguma falcatrua pra por a mão na bufunfa do Seu Sílvio. O MP quer saber se a menina anda sendo humilhada na TV, no exercício do seu trabalho. Se comprovado que sim, ela pode perder a licença pra trabalhar.

Bom, pra quem viu os 2 vídeos que circulam na net em que a garota chora à beira do pânico, não acho que restem muitas dúvidas. O Seu Sílvio perdeu completamente a noção, seja pela caduquice dos seus 80 anos, seja pelo IBOPE, e resolveu infernizar a menina até que o ridículo acontecesse.

Mas o intuito do post não é esse. A pergunta a ser levantada é: Todo este estardalhaço, esse bando de gente reclamando de a menina ser maltratada, a discussão em torno da perda da juventude não poderia ter sido evitado pelos pais que, ao usarem de bom senso, poderiam ter evitado que uma criança que mal sabe ler e escrever fosse exposta a tamanho stress e pressão?

Não justificando o Sílvio Santos, mas tudo poderia ter tido outro rumo. É assim com o caso de Drew Barrymore, Simony, e muitas outras estrelas mirins que passaram péssimos momentos pela vontade dos pais em incentivar o tal "talento infantil".

Melhor pensar mais na educação de nossos filhos...

19 maio, 2009

Em resposta à Kizoza!!


Taí! Tem sim telefone pra deficiente auditivo!

E no link, instruções de uso no site da Telefônica.

UPDATE: Link interessante, falando como funciona a tecnologia TTY.