27 setembro, 2008

Passeio do fim de semana


Assembléia regional escoteira em taubaté, alojado na universidade local.

17 setembro, 2008

Lições da vida

Depois da mídia avacalhar com os atletas nas Olimpíadas de Pequim, na China, a mesma mídia agora festeja o desempenho dos atletas paraolímpicos.

Neste link, um resumo geral de como foram os jogos para o Brasil dos atletas chamados deficientes: 47 medalhas no total, 9° lugar na classificação geral, contra um desempenho pífio dos atletas tidos como "normais".

Esses atletas, os paraatletas (existe isso?), são um exemplo de superação para qualquer um: além de lidarem com cidades sem adaptação às suas deficiências ou qualquer tipo de infraestrutura para melhorar sua vida, ainda vencem preconceitos e demonstram que pode ir muito além do esperado mostrando toda a sua força numa competição esportiva de impacto mundial.

Parabéns a todos os que se esforçaram para estar lá, na China. Aos que ganharam medalha, aos que não ganharam medalha mas, principalmente, a todos aqueles que se esforçam no esporte, no trabalho e na vida diária para vencer barreiras e limitações, para conquistar o degrau mais alto do pódio. Deficientes ou não.

E você, todo bonitinho, forte, levanta a bunda da cadeira e vai fazer algo de bom pro mundo! Falta de exemplo você não pode alegar...

16 setembro, 2008

Andando por aí...


Primeiro post por celular, uma flor amarela, tão bela...

A evolução literária

Bem como eu acreditava, o progresso tecnológico atinge a todos, cada um a seu momento, cada um de um jeito.

E a evolução da literatura é instrumento de poucos para o crescimento dos que se permitem crescer.

Assim, uma indicação de um site novo, ou uma parte nova de um site velho, pra você que quer crescer:

http://blog.josesaramago.org/

Sim, José Saramago tem blog.

15 setembro, 2008

Ensaio sobre a Cegueira

Ontem fui assistir, finalmente, ao filme "Ensaio sobre a cegueira", dirigido por Fernando Meirelles e adaptado da obra do Nobel de literatura José Saramago.

Como muitos dos que vão ao cinema ver uma adaptação de um livro que tanto gostaram de ler, fiquei sabendo do projeto e me senti um pouco inseguro quanto ao nível de qualidade que seria possível ser atingido numa adaptação.
Recentemente vi o vídeo da premiére em que o próprio autor assiste ao filme e chora com a emoção de ver sua obra tão bem retratada na telona. Sendo assim, fui sem medo.

Realmente, o filme é de tirar o fôlego. Tal qual o livro, retrata toda a psiquê humana, dos mais básicos instintos de sobrevivência às mais complexas relações interpessoais, do mais nobre dos sentimentos até a mais podre tentativa de lucro em meio ao total caos em que mergulha o mundo. Mas estes extremos passam sim por todas as nuances presentes neste meio termo, em atuações magistrais de todo o elenco e uma adaptação que beira a perfeição, se não a atingiu de fato.

As metáforas, se assim podemos dizer, construídas pelo diretor com as cores nos momentos de cegueira e de felicidade, os enquadramentos, os desfoques, tudo encaixa perfeitamente com a narrativa.

No fim de tudo, é o melhor filme deste século, facilmente. ASSITA.

Alguém sabe quando começam a vender o DVD? Vai ter as cenas cortadas em Cannes?

09 setembro, 2008

A máxima da pirataria...

Qualquer ideia que te agrade,

Por isso mesmo... é tua.

O autor nada mais fez que vestir a verdade

Que dentro em ti se achava inteiramente nua...

Mário Quintana


Apreciação II - Death Magnetic

Cause we...
Hunt you down without mercy
Hunt you down all nightmare long
Feel us breathe upon your face
Feel us shift every move we trace
Hunt you down without mercy
Hunt you down all nightmare long
 
É BRUTA a coisa!

Apreciação I - Death Magnetic

É, não aguentei esperar. Baixei o Death Magnetic ontem, pus no celular e estou ouvindo.
 
Duas músicas depois, observações:
 
1- Muita coisa dos álbums antigos, e sim, se percebem coisas vistas nos últimos trabalhos: Load, Reload e St. Anger.
 
2- Os vocais estão no meio do caminho das agressões antigas e da melancolia vista nos já citados acima.
 
3- O tal Trujillo influenciou muito o estilo da banda, tem muita coisa mais groovy.
 
4- A batera está forte, bem gravada, o baixo também. As guitarras com uma senhora distorção...
 
Geral: me parece que se o St. Anger tivesse sido produzido pelo Rick Rubin, teria sido recebido como clássico, não como lixo.

01 setembro, 2008

Death Magnetic -- Começando a dar medo...

Acabei de ler a tracklist do novo cd do Metallica, Death Magnetic, a ser lançado no próximo dia 12 de setembro. Eu, como fã da banda há uns 17 anos, estou esperando muito o lançamento, inclusive pensando em comprar na pré-venda.
O problema desta tracklist é que tem uma canção, ao menos no site da Amazon.com, que se chama "Unforgiven III". E me lembro bem que, no ReLoad, saiu a música "Unforgiven II". Eu particularmente, depois de algum tempo, aprendi a respeitar o ReLoad. Não disse gostar, mas respeitar. Creio mesmo que uma banda precise sempre se reinventar, criar algo novo, como todo músico e como todas as pessoas. Mas que eu temo MESMO pela aceitação do disco, eu temo.
Não vai me impedir de comprar. Vou ouvir umas 20 vezes antes de qualquer opinião definitiva e, mesmo assim, todas as minhas opiniões sobre música podem e deverão sofrer alterações com o tempo.

Agora, é esperar, assim como no dia 12 teremos "Cegueira", baseado em "Ensaio sobre a cegueira", de Saramago, estreando no Brasil após muitas revisões e cortes.

Desejem-me sorte!