30 maio, 2007

Colcha de Retalhos

Às vezes, as coisas parecem sem uma ordem específica, meio upside down. Tentamos sempre ter um palpite sobre o que pode acontecer, mas o que queremos mesmo são palavras de um futuro bom.

A vida vem e vai nos levando, mas só você sabe bem o que eu estou dizendo. Essa minha vontade enorme de mimar você, de sair gritando por aí sou dela... Mas você sabe que isso é só porque vejo flores em você, minha doce criança.

Quero muito estar com você... Não te esquece disso, porque a noite pertence aos amantes...


(Post público-particular)

28 maio, 2007

O mundo embaçado através de meus olhos

Há algumas semanas, acho que umas duas, eu estou enxergando as coisas meio embaçadas.
 
Sim, embaçadas. Como se olhasse pro mundo através do vidro do ônibus, embaçado pelo calor de dentro em choque com o frio lá de fora, trazido pela chuva constante da capital paulista.
 
É interessante ver como o brilho de todas as lâmpadas, faróis, luzes, tudo se difunde. Ainda mais com a distância, que torna tudo como se fossem estrelas cegantes...
 
Eu sei que é pura imprudência e irresponsabilidade minha, mas acho que tem até algum romantismo nisso tudo... Não sei bem explicar.
 
Só sei que i incômodo chegou ao limite, hoje, vou ao médico.

22 maio, 2007

3a feira, o dia mais xoxo

Motivado por uma piada, estava analisando esta terça-feira chuvosa na cidade de São Paulo. A chuva, vista através da janela, é implacável, até aeroporto já fechou.

Mas esse post não é sobre uma terça-feira específica, mas sobre todas elas. Sobre a instituição terça-feira. Pensa comigo: terças-feias são os dias mais insossos da semana. Eu explico já, e com exemplos.

Sabe, na segunda-feira, você levanta meio revoltado, puto com a vida, pensando que o domingo poderia não ter acabado, amaldiçoando o fim daquele ócio todo... Às quartas-feiras, você já tem até um piquezinho pra dizer que a semana já está entrando em sua segunda metade...

Na quinta, tudo já toma um rumo mais otimista: a sexta-feira está quase ali, virando a esquina. E ainda tem sempre a oportunidade de um choppinho depois do expediente.

Sexta-feira, nem preciso falar né? É uma comemoração quase como se celebrássemos um mandado de soltura, uma libertação rumo ao mais puro ócio e diversão do final de semana.

Mas e a terça? Dá pra falar algo dela?
 
Da terça-feira, nada.

Acho até que a terça-feira, esse dia malvado e sem cor, tem exatamente este propósito: frear os ritmos das reclamações das pessoas, ou justamente o contário, completar as reservas dos mais revoltados vocábulos nas afiadas línguas populares para que elas tenham com que se entreter até que cheguem os outros dias, já com suas características definidas, ou o fim de semana seja capaz de apagar toda essa revolta gerada por essa subvivência urbana nossa de cada dia metropolitano.

 Acaba, terça-feira! Logo!

 

(Post mau-humor total, mas com alguma construção interessante...)

17 maio, 2007

Cegos, sujos mas ainda vivos

Na noite de ontem, terminei, depois de uns belos 2 meses, de ler "O Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago . Difícil é comentar a porrada.
 
Um livro de linguagem simples, estilo peculiar e nenhuma papa na língua pra descrever as coisas mais escabrosas que podem se suceder a uma população de cegos imersos numa "treva banca", surgida do nada e, aparentemente, contagiosa.
 
A cada capítulo, quando se pensa que a situação já estava no fundo do poço, o autor consegue descer mais um pouco na escala do drama vivido pelos personagens que se mantém sem nome por toda a trama.
 
Patentes, luxos, comodidades, de tudo são despidas as pessoas, nudez de onde surgem as verdadeiras personalidades e comportamentos.
 
Um livro com riqueza de detalhes, uma beleza absurda e profundos golpes contra a pequenez do ser humano e suas limitações, se faz de leitura obrigatória a quem gosta de um bom livro e tem um estômago tão forte quanto a imaginação.
 
Link pro Submarino? É eu devia ter mandado pro Buscapé. Mas bom, fiquei com preguiça. Peguem no site do Submarino o ISBN e vão ao Buscapé, melhor.

14 maio, 2007

Sabadão contra o frio

Mais uma segunda brava se inicia, desta vez com algum sentido de ter usado o fim de semana pra algo bom: No sábado foi realizada a Campanha do Agasalho 2007, este ano, através de uma parceria entre Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Movimento Escoteiro.
 
Meu grupo ficou encarregado de uma fatia da cidade, principalmente dos bairros ao redor de nossa sede. Contando que nossas equipes de coleta eram de crianças entre 11 e 17 anos, era um trabalho bem difícil de ser executado. Porém, não impossível.
 
Éramos aproximadamente 25 pessoas andando pelo bairro fazendo a coleta, além de mais ou menos mais 10 fazendo o trabalho de separação e contagem, para o envio correto à prefeitura. Ainda bem que fomos abençoados com um tempo ensolarado, ao contrário das constantes chuvas e tempo fechado que ocorreram nos dias anteriores ao evento.
 
Pois bem: passamos o dia todo, das 8:30 da manhã às 16:00 na arrecadação e, depois de toda essa andança, fomos ao Pavilhão Vera Cruz finalizar a pesagem e separação das roupas, de onde seguimos para o Distrito Escoteiro de São Bernardo do Campo para a separação e carregamento das peruas que levariam a comida para as entidades assistenciais da região. Este último trabalho foi até as 22:00.
 
Ótima experiência, tudo feito com muita alegria e disposição, muitas fotos, que podem acabar parando por aqui. Quem sabe?
 
E você? Já viu o frio que faz lá fora? Se lembra daquela blusa que não te serve mais, ou já não está na moda? E aquela calça que já não abotoa, depois do almoço do dia das mães?
 
Doe a quem precisa, faça o inverno que alguém um pouco menos frio, na pele e no coração.
 
 

11 maio, 2007

Sexta!

Finalmente, hoje é SEXTA-FEIRA!
 
O cansaço já se demonstra nas palavras, nas olheiras, na lentidão dos reflexos...
 
Mas apesar de tudo isso, a gente quer mais é que chegue a hora da balada, pra acabar com as reservas de energia e nos jogar na cama no domingo, em pleno dia das mães!
 
E que venha o fim de semana!

10 maio, 2007

Cartum delivery?

Povo!

Imaginem a minha surpresa hoje pela manhã ao ver a notificação de um comentário de um cara chamado Bira Dantas num post antigo (Misturando tudo ...) de 28 Fevereiro.
 
O mais legal é quem é esse cara: o post fala sobre adaptações para quadrinhos de obras clássicas da literatura, e ele é o cartunista responsável pelo "Memórias de um sargento de milícias".
 
Legal ver o retorno que a internet dá, a possibilidade de unir produtor e consumidor de arte e estreitar a comunicação entre as pessoas.
 
Aqui, uma página da adaptação que o Bira está fazendo, direto de seu fotolog. Vale conferir, tem muito material no site dele.
 
Abraço Bira, ótimo trabalho!

 

09 maio, 2007

Coisas da mãe da gente...

Pois bem, dia das mães chegando e eu, como não podia deixar de ser,
resolvi escrever alguma cretinice sobre isso.

Fico vendo as manias da minha mãe em casa. É só eu ameaçar sair de
casa, e lá tá a velhota: "- Filho, tá frio. Pegou blusa?".

Ela sabe, de cor e salteado, que eu tenho a minha mochila no carro com
blusa e tudo mais que preciso pra não me dar mal. A resposta é sempre
a mesma: "- Tá no carro, mãe!". Adianta? rs...

Mesma coisa é com comida: não dá pra deixar o filhote sair de casa sem
comer. Mesmo que eu esteja saindo pra jantar, tem sempre a pergunta:
"- Comeu, filho?".

Mas o que seria da gente sem a mãe assim, no pé, o tempo todo
perguntando e tentando cuidar dos filhinhos que já não são mais bebês?

Minha mãe passa o tempo todo me dando bronca. Porque minhas coisas
estão zoneadas, fora de lugar, ou meu carro é que está sujo, ou ainda,
porque eu chego tarde em casa (ou cedo, depende do referencial...).

Acho que a verdade é que não seríamos nada do que somos hoje sem essas
pentelhações maternas. Temos mesmo é que agradecer...

Mas mãe, só um pouquinho, alivia a minha barra, vai? Deixa minha zona
em paz! rs...

(Post dedicado a todas as mães que possam vir a passar por aqui. Feliz
dia das Mães!)

07 maio, 2007

Virada virou tumulto

Vendo um pouquinho de tv ontem enquanto jantava, vi que a virada cultural acabou virando tumulto durante o show dos Racionais (o nome não combina com o fato...), em um dos vários palcos montados para o evento.
 
O Fantástico deu que o tumulto começou por causa da tentativa por parte de alguns espectadores em subir nas sacadas da região para acompanhar o show. Disse também que a polícia pediu para que descessem, mas não foi atendida, gerando assim as ações violentas contra os presentes no local.
 
O que me enoja é ver o comportamento do brasileiro nesse tipo de evento: um mega show gratuito, pra todos os gostos, e as pessoas não sabem aproveitar sem causar arruaça. Até carro queimado teve.
 
Não estou justificando o comportamento da polícia, sei que a coisa não pode ser na base da porrada sempre. Mas muitas vezes, acaba sendo impossível conter um tumulto de tal ordem sem algum tipo de demonstração de força.
 
Fora que, lendo o Blog da Soninha hoje, os relatos dela em relação ao lixo jogado no chão e ao mal uso das vias como latrinas acabaram por ter me deixado feliz por ter desistido de ir à Virada.
 
Quem sabe um dia a coisa fica boa aqui, né? Falta só o povo se educar...

04 maio, 2007

Bloqueio mental

Pois é, semana curta e de um belo bloqueio mental.
 
Não estou aqui pra escrever nada reclamando hoje, queria algo mais criativo... Assim, melhor ficar quietinho. Vou tentar tirar algumas fotos boas no fim de semana pra por ali do lado, no Flickr.
 
Um pouquinho de criatividade e inspiração não doeriam agora...

02 maio, 2007

E o Azulão vem vindo!

No post "O Hype no Futebol", eu falava justamente do São Caetano, que estava em vias de se classificar para as semifinais do Paulistão/07.
 
Pois bem. Não só foi às semifinais, como enfiou 4 no time dos bambis, e mais 2 no todo poderoso Santos no primeiro jogo da final.
 
No que isso mudou minha vida? Nada, mas eu bem me divirto em ver os tais elencos milionários perderem para estes times de pouca tradição no futebol.
 
E dá-lhe azulão!

Voltei!

POVO!
 
Volto hoje à ativa, depois de 15 dias de conjuntivite, sem conseguir olhar pro monitor tempo suficiente pra escrever algo.
 
Em breve teremos mil visitas e novos posts!