28 fevereiro, 2007

Surtos generalizados

<--- Post do dia de ontem, sem sucesso na publicação --->
 
Acabo de ler o post de volta das férias do Tutty Vasques, no NoMínimo.
Conhecido pelo seu humor ímpar, a volta à labuta do grande cronista, a meu ver, não foi tão engraçada, mas propositadamente.
 
Mas claro, tinha que ter o surto de Virgínia Lane, dizendo que viu 4 homens mascarados entrarem no quarto que ela dividia com o então presidente desta republiqueta, Getúlio Vargas, e ceifarem a vida do velhinho.
 
Detalhe foi ela dizendo que vai contar o trololó todo no seu livro que será em breve lançado. Pois é, isso eu quero ver. Como disseram nos comentários do post, logo a Glória Maria lança o seu livro, contando como viu matarem o Tancredo e depois disso ganhou uma "geladeira" da TV Globo.
 
Aliás, leiam os comentários, recomendo. Algumas boas pérolas!

E o que era doce...

Bom, acabou a brincadeira. Graças à nossa amiga Renata, do blog Os Caminhos, a matéria foi corrigida.
Daquele jeito, é claro, já que o título do livro passou de "Memórias póstumas de um sargento das milicias" para "Memórias de um sargento das milícias", quando deveria ser " de" milícias.
 
De qualquer jeito, fica o exemplo de que, se realmente formos atrás de melhorar as coisas, através dos canais certos, teremos um retorno.
 
Não podemos esquecer de parabenizar, de certa forma, a equípe do DOL pela rápida correção. Nunca vi o Terra, o portal com maior incidência de atrocidades contra a ortografia, corrigir algo com tanta agilidade.

Misturando tudo...

Mais uma vez, fuçando pelos jornais do dia, hoje um pouquinho mais tarde, achei uma matéria no Diário do Grande ABC Online - o DOL - falando sobre a transformação de obras clássicas da literatura brasileira para os quadrinhos.
 
Reconheço que isso seria ótimo pra abrsorção de histórias tão importantes na nossa cultura, mas que pode acabar um pouco com os recursos de linguagem tão marcantes para algumas épocas. Mera opinião, sem ver o resultado final, o qual eu pretendo conferir.
 
Mas não é bem esse o assunto que eu gostaria de abordar neste tópico, mas sim, a atrocidade cometida pela jornalista Carla Navarrete, responsável pela notícia. Segue trecho do texto:
 
"...Ou de outras obras nacionais como "O Alienista" e "Memórias Póstumas de um Sargento das Milícias"..."
 
Quem já enfrentou o 2o grau, os grandes vestibulares ou simplesmente gosta de ler deve se lembrar que, na verdade, os livros se chamam "Memórias Póstumas de Brás Cubas", do célebre Machado de Assis e "Memórias de um Sargento de Milícias" de Manuel Antônio de Almeida, condensados em uma só obra pela jornalista citada há pouco.
 
Eu só fico intrigado com o trabalho de pesquisa feito pelas pessoas que escrevem para publicações online: será que ele existe?

Problemas com o Blogger

Estou tentando postar por e-mail já há algum tempo e não consigo.
Aliás, este aqui é um post mais de teste do que de outra coisa. O Verdadeiro post do dia vem mais tarde...

Grandes novidades!

Eu não sei se sou eu, mas tenho notado nos jornais de hoje, principalmente, o aumento das matérias sobre aquecimento global, transposição do "Velho Chico", desmatamento na Amazônia e outras coisas mais.

O principal destaque é para as previsões caóticas, como 42 milhões de brasileiros afetados por um aumento de 50cm no nível do oceano, e a região do semi-árido se tornando árida, ou a Amazônia se tornando cerrado.

Há muitos anos já ouço essa ladainha toda, previsões, apelos, e tudo mais. Será que só agora, depois de milhões de toneladas de poluentes lançados na atmosfera e tantas outras degradações do ambiente nós, os seres humanos, vamos começar a nos preocupar com o aquecimento global?

A cada dia que passa, mais tarde fica. As atitudes têm de ser imediatas!

23 fevereiro, 2007

Carnaval

Então, o carnaval passou, acabou. Claro que o Terra, portal do qual eu ADORO pegar no pé, ainda vomita algumas fotos e histórias, usando a chamada "você viu?". Acho meio que falta do que publicar, mas tudo bem.
 
Desta vez eu consegui passar "incógnito" pela festa pagã mais cretina do país: não vi desfile, não saí de casa, nada.
 
É óbvio que acabei vendo as fotos da mulherada na net, tinha que matar o tempo, mas a zona toda, ainda bem, eu consegui evitar.
 
Ontem vi na MTV um debate com o Cazé (não sei o nome do programa), onde um dos participantes acabou sugerindo que o carnaval podia acabar e tudo mais. Olha, eu não sentiria falta também, a não ser do feriado. Mas eu vi não sei se foi a Soninha, ou o Otto, ou quem diabos falar, não sei se na TV ou num blog, mas de qualquer forma, foi levantada a questão: como esse pessoal que sobrevive do carnaval vai se sustentar se ele deixar de existir?
 
Entendi assim: existem coisas tão enraizadas na cultura do brasileiro e o próprio tem tão pouco estudo e opção, que não acaba-se chegando à conclusão que, radicalmente falando, quanto mais esbórnia no país, menos fome.
 
 

21 fevereiro, 2007

Terra e suas mancadas

Mais uma vez o Terra se mostrando bom na seleção dos seus revisores, que não sabem o que pe uma tigela. Sim, a grafia da simples palavra aparece trocada para tijela.
 
Custa consultar o Aurélio?

16 fevereiro, 2007

A qualidade da TV brasileira

Bom, falar mal da TV brasileira já está virando covardia. Não é novidade que nada se renova, culturalmente. É só tragédia ou apelação na guerra pela audiência.
Já que vocês sabem como eu penso, abaixo cito a resposta do ator Miguel Lunardi, que tem hoje a estréia de seu polêmico filme "Turistas" nos cinemas brasileiros, a uma pergunta da Folha sobre a novela em que ele atua:
 
FOLHA - Polêmicas à parte, "Páginas da Vida" é uma novela boa?

LUNARDI - Não sei. Não sou público assíduo de televisão. Prefiro livros, discos, vídeos, internet. As novelas têm uma função a cumprir junto ao grande público. E há quem meça o quanto esse produto é bom ou não. Mas sempre gosto de ver quando algum ator ou atriz está bem em seu personagem. Isso compensa qualquer cansaço que o formato novelístico possa apresentar.

Se um cara de dentro do meio não acredita no formato, eu acho estranho que este faça sucesso. Só realmente um povo com a cultura tão fraca precisa tanto de "pão e circo", ainda mais circo, pra viver.

Seja como for, recomendo a entrevista toda dada à Folha pelo ator, sobre o filme em que ele interpreta o vilão Zamora (nome bem brasileiro, né?), onde ele, a meu ver, brinca de bagre ensaboado mas dá um toque importante: conheça algo antes de criticá-lo.

14 fevereiro, 2007

Second Life?

Nas minhas "naveganças" pelos blogs e sites da net, hoje tive minha atenção chamada pelo tal Second Life. Todo mundo fala do tal jogo que não é jogo, é muito bom, muito maravilhoso, gratuito... Quer dizer que só eu não passei por lá?
 
Pois bem, estou pensando em dar uma conferida, ver qual é a do tal mundo virtual. E postar aqui o que acontece.
 
Bom, se resolver, vou postando aqui.

12 fevereiro, 2007

Deftones - Via Funchal - 10/02/2007

Sábado foi o dia do show da banda californiana Deftones, em sua segunda vinda ao Brasil. Eu já tinha meu ingresso adquirido desde dezembro de 2006, a expectativa era enorme.
 
Cheguei ao Via Funchal às 20:00 e a fila contornava aproximadamente 1/3 do quarteirão da casa de shows, que não é muito grande (6.000 lugares). Muitos ambulantes vendendo as mais diversas bebidas e camisetas das mais diferentes, com o tema da banda que se apresentaria em duas horas.
 
Após 45 minutos de fila, os portões da casa foram liberados e, depois de entrarmos, a banda Adrem já estava no palco, pronta para o início do show de abertura.
 
Bom, o som estava péssimo. Baixo, mal mixado, mas a banda Adrem não tinha tanto carisma assim. Mesmo com um bom cover de "Loco", do Coal Chamber e um não tão bom assim de "Before I Forget", do Slipknot, a banda não empolgou o público, que aguardava a atração principal chamando por seu nome. As canções próprias, o pouco que se foi possível ouvir do fundo da casa, deixam a desejar.
 
Eu pessoalmente acho um desrespeito, principalmente quando, como ocorrido ontem, os espectadores lançam objetos conta a banda de abertura e chamam pelo show principal. Porém, todos têm sua liberdade de expressão garantida.
 
Ainda sobre o Adrem, passeam pela web boatos de que esta banda pagou à produtora Mondo Entretenimento para abrir o show. Isso não me soa muito inteligente, nem verídico, mas não poderia deixar de apontar estas afirmações.
 
Finalizado o show da banda de abertura, aproximadamente às 21:45, rapidamente o palco foi adaptado para a entrada da tão esperada banda principal, o Deftones. Dez minutos antes das 22:00, o DJ que acompanha a banda disparou uma sequência eletrônica acompanhada por uma evolução de luz que deixou a todos mais salivantes ainda pela apresentação que estava por vir.
 
Pouquíssimo depois das 22:00, a banda subiu ao palco liderada por Chino Moreno, com a canção "Korea" do álbum White Pony, tirando a todos do chão. Aproveitando a energia, quase sem intervalo algum, emendaram a especial "Feiticeira", que Chino afirma ter escrito inspirado pela modelo Joana Prado em suas épocas de TV.
 
Segundos de silêncio puseram todos embasbacados com a sequência de abertura, quando Carpenter anuncia com sua guitarra a celebradíssima Back To School. Daí, foi uma sequência de porrada atrás de porrada, totalizando ao menos 4 canções de cada um dos álbuns da banda, incluindo canções do primeiro CD, "Adrenaline", e do mais recente, "Saturday Night Wrist", todas cantadas pela platéia animadíssima.
 
Com uma iluminação de encher os olhos, o visual do show era marcante: muitas cores e uma troca de iluminação entre as músicas ajudava a criar o clima de cada uma das composições executada.
 
O ponto fraco ficou pela qualidade do som da casa, que não foi capaz de proporcionar uma mixagem adequada e fez com que alguns dos momentos fortes do som do Deftones, como a intro de "Back to School", "Korea" e "Change (In the house of flies)" acabasse por ficar um pouco mascarada no fundo da casa. Porém, nada que impedisse que o show fosse marcante.
 
Após a execução de 22 músicas, praticamente sem intervalos, a banda deixou o palco com Headup, e o público deixou a casa, embasbacado pela energia descarregada no palco.
 
Resumo: Um show pra marcar um fã.
 
 

Fim de semana PERFEITO

Aventura, risos, música... Incomparável!
 
Agora voltando à nossa progração normal...

08 fevereiro, 2007

Atrocidades na língua

Não adianta. Parece que essas coisas me perseguem.
Eu fico indignado em me esforçar pra escrever as coisas certinhas e corrigir posts com erros de grafia, por exemplo, aí entro num grande portal como o ig e me deparo com essa eca:
 
Eu ADORARIA saber como é o processo de seleção da faculdade que esse ser cursou. Se é que não foi um relaxado qualquer que pegou o texto original em alemão e jogou num tradutor desses por aí, depois simplesmente colou. Mas éu acho que isso é total falta de estudo.
 
Aí dizem: o povo precisa ler mais! Pra ler isso? Melhor ver novela, pelo menos fica claro onde estão as sátiras com a norma culta da língua.

06 fevereiro, 2007

Saddam continua matanto, mesmo depois de morto

Continuando com as manchetes bizarras, eu não poderia deixar de falar deste artigo:
 
Criança morre imitando morte de Saddam:
 
 
Seleção natural?

Estagiário?

Todos sabem que eu gosto de ser chato com erros de grafia dos principais portais de notícias da web. Mas alguém me explica, no texto aí embaixo que eu tirei do esportes.terra.com.br , o que vem a ser uma ANÔNIMA FAMOSA?
 
 
Sabe, nada contra estagiário. Mas contrata um que saiba ler, nem que seja o dicionário!

05 fevereiro, 2007

Oscar: desisti

Comecei hoje a me preocupar em ler sobre o Oscar e a entrega das estatuetas, no dia 25 de fevereiro (é isso né?).
 
Pois bem. Pensei um pouco mas cheguei à conclusão de que, como nos últimos anos, o Oscar já tem tudo apontado para os vencedores, sem surpresas.
 
Eu realmente acabo por chegar à conclusão que a indústria cinematográfica tem perdido a graça, e explico os motivos:
 
- Os filmes já não são tão legais quanto eram. Hoje, ou é tudo tecnologia, ou tudo leva àquela sensação de Deja-vu (sem trocadilho com o filme de Denzel Washington), com raras exceções;
 
- O cinema anda caro demais. Um ingresso custa entre 14 e 20 reais na maioria das salas de exibição. Quando é que um pai de família vai poder ir com todos os seus ver a um filme, sabendo que, no geral, uma família de classe média é composta por 4 a 5 pessoas? Pelo preço de um ingresso (14 a 20 reais) podemos comprar um DVD, assistir em casa com a família toda e quantas vezes quisermos (e sem aquele chato que não desliga o celular ao lado);
 
- A pirataria acaba trazendo os lançamentos mundiais aos nossos computadores antes do lançamento nas salas de projeção nacionais, muitas vezes, legendados em português de uma forma mais coerente que as legendas paupérrimas que acabamos por encontrar nos cinemas.
 
Assim, pergunto: dá gosto de encarar fila e gastar uma grana pra assistir um filme que em meses ou até mesmo dias estará disponível em nossos lares?

01 fevereiro, 2007

Mais um link

Eu não entendi lá muito bem se o dono desse blog, o Fudeus, é um reporter meio puto com os meios "regulares" de comunicação ou o que. Sei que ele posta muita coisa sem edição que ele fez pra revistas como a Trip, há 2~3 anos atrás.
 
E eu curti, então, visitem o Fudeus! Tem INRI Cristo, James Brown, Russo...

Continuidade

Descobri que não dou continuidade aos meus posts... Deixei de comentar a execução "relâmpago" do Saddam...

Lendo, blogando e aprendendo

Num dos meus acessos de ócio aqui no trampo (tem sido frequente nesta semana), eu fui ler o "Pensar Enlouquece" (www.pensarenlouquece.com) e achei um ótimo post sobre Viruduns, o que eu não tinha a mínima idéia do que era.
 
Resumão, coisa de Paulo Francis. De qualquer forma, visitem o "Virunduns" (http://virunduns.blogger.com.br/), muito legal saber o que são esses arroubos de criatividade do ser humano, ao ouvir uma música.